Sabemos que as novas tecnologias cooperam para o desenvolvimento da educação, porém ela não é sozinha, a mola propulsora para garantir uma educação de qualidade. Para nós, professores/educadores a ênfase dada aos recursos das NTCI na educação, trouxeram consigo a necessidade de mudança de atitude, o que não é tarefa fácil. Isto ocorre porque estamos acostumados com o nosso papel tradicional que nos dá mais segurança aos transmitirmos ou compartilharmos algo que já conhecemos. Sair desta posição e passar a dialogar com os educandos e até admitir que muitas vezes não teremos respostas para algumas perguntas, gera desconforto e insegurança. Desenvolver habilidades para o trabalho com as NTCI que muitas vezes não dominamos, exige mudanças de concepção, valores e de atitude da nossa parte. Neste processo, nós docentes somos desafiados pelo novo paradigma à conviver com a mudança. Segundo Capra ( apud Moran, 2000, p.82), o novo paradigma alerta "que a natureza não são blocos isolados mas uma complexa teia de relações entre várias partes de um todo unificado". E para você quais são os desafios que enfrentamos para mudar?
O objetivo deste blog é expandir o diálogo e as análises sobre a utilização das novas tecnologias na sala de aula, visando fomentar sua integração como mediação pedagógica que corrobore no desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas e no exercício profisional dos professores/educadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário