sexta-feira, 29 de junho de 2012

EM BUSCA DA EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE E PARA A CIDADANIA

Vivemos numa época que não se assemelha a outra vivenciadas por nós professores/educadores e para a qual, muitos de nós não estamos preparados. Nesse contexto da era digital, da diversidade e da pluralidade de idéias, valores, raças, crenças e pensamentos,  torna-se difícil imaginar quais os melhores caminhos a seguir para enfrentarmos os desafios  da contemporaneidade, que possam se traduzir em práticas  pedagógicas capazes de estimular uma educação  emancipadora. O mundo moderno requer habilidades e conhecimentos que antes não eram necessários, mais que hoje são imprescíndiveis para a inserção no mundo do trabalho como para garantir a participação crítica e autonôma dos educandos. Assim,  formar o cidadão na atualidade significa torná-lo capaz de compreeender a dinâmica da sociedade e conseguir desenvolver estratégias de participação social. Coadunando  com Gómez e Sacristián (1994, apud Alonso 1999 p.11) podemos dizer que "a escola se vê diante de demandas contraditórias: de um lado precisa estimular a crítica, a autonomia e a participação e de outro , a disciplina e a submissão ao trabalho".
Diante desta realidade, como podemos educar para a liberdade e para a cidadania?

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