DEBATE: AS NOVAS TECNOLOGIAS X MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA


 As novas tecnologias da informação e comunicação criaram na contemporaneidade a expectativa de  trazer soluções rápidas para mudar  a educação. Entretanto, os investimentos da informática e da telemática nas escolas, muitas vezes, não afetam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. As propostas de integração e utilização  destes recursos como mediação pedagógica requerem uma análise do papel do professor/educador  que possam se traduzir em em uma proposta educacional  colaborativa  que leve a uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Para Moran(2000), "os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno a "aprender a aprender" com interesse, com criatividade, com autonomia'. Assim, o professor/educador quando já tem disponível em suas instituições de ensino estes recursos,  não pode  deixar  de integrá-los às  suas propostas pedagógicas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A questão da educação com qualidade e a construção do conhecimento na sociedade da informação e da comunicação,  trazem em  seu bojo a necessidade da revisão e atualização  do papel  e da função do professor,  através da formação permanente deste profissional. Então, como organizar uma metodologia inovadora que possa subsidiar aos educadores(as) no desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa na era digital?

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