As novas tecnologias da informação e comunicação criaram na contemporaneidade a expectativa de trazer soluções rápidas para mudar a educação. Entretanto, os investimentos da informática e da telemática nas escolas, muitas vezes, não afetam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. As propostas de integração e utilização destes recursos como mediação pedagógica requerem uma análise do papel do professor/educador que possam se traduzir em em uma proposta educacional colaborativa que leve a uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Para Moran(2000), "os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno a "aprender a aprender" com interesse, com criatividade, com autonomia'. Assim, o professor/educador quando já tem disponível em suas instituições de ensino estes recursos, não pode deixar de integrá-los às suas propostas pedagógicas, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A questão da educação com qualidade e a construção do conhecimento na sociedade da informação e da comunicação, trazem em seu bojo a necessidade da revisão e atualização do papel e da função do professor, através da formação permanente deste profissional. Então, como organizar uma metodologia inovadora que possa subsidiar aos educadores(as) no desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa na era digital?
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